Blogroll

               

13 fevereiro 2016

GUIA DA COPA DO NORDESTE: O maior regional do mundo


A Copa do Nordeste caiu no gosto popular e a cada ano entra mais forte financeiramente, além de aumentar o poderio econômico dos clubes que disputam a competição.
Na temporada 2016, as premiações tiveram um aumento considerável e suprem os déficits que os campeonatos estaduais causam.


Hit do Nordestão cantado por Tirulipa

Nesta 14ª edição, a ausência de grandes clubes como Vitória e Náutico, tira, um pouco do brilho da Lampions League, mas a disputa promete ser acirrada e com a costumeira festa nas arquibancadas. 

GRUPO A

 ABC - O clube potiguar teve um centenário para esquecer, mas vem renovado para o ano de 2016. Mesmo com um começo irregular no Potiguar, o alvinegro é um dos favoritos para chegar as quartas de final. Entre as caras novas estão o goleiro Vaná, ex Coritiba, e os velhos conhecidos da torcida baiana: o volante Bida, o meia atacante Jones Carioca e o atacante Alemão. Outro experiente é o meia Lúcio Flávio, principal contratação e dono da camisa dez. 

Melhor campanha - Vice campeão em 2010.

Salgueiro - O clube do sertão de Pernambuco vem se notabilizando no cenário nordestino por deixar alguém do trio de ferro de fora do Nordestão, e nessa temporada não foi diferente. O Carcará deixou o Náutico de fora e entra como um dos favoritos as duas vagas. O time treinado por Sérgio China se reforçou para o primeiro semestre e começou bem o ano, com triunfos sobre Sport e empate com o Santa Cruz.
O caldeirão e os experientes Anderson Lessa e Marcos Tamandaré ditam o ritmo do Carcará do Sertão.

Melhor campanha - Quartas de Final em 2015.

Imperatriz - Atual campeão maranhense, o Imperatriz vem todo reformulado para essa empreitada. O técnico Pedrinho Rocha aposta na qualidade do meia Danilo e na força do seu conjunto para surpreender. O regional é a chance da equipe virar a página e dar a volta por cima depois de um início ruim no estadual.

Melhor campanha - Estreia na competição.

Campinense - A raposa volta a competição após ser campeã em 2013. Com um início contundente no estadual, o rubro-negro paraibano tentará repetir o feito e chegar as fases finais do certame. O técnico Francisco Diá aposta na dupla de armadores: Chapinha e Roger Gaúcho.

Melhor campanha - Campeão em 2013.

GRUPO B 

América/RN - O Mecão é o clube com maior poderio financeiro e tradição do Grupo B, mas precisa de convencer seu torcedor que pode mais. Após a derrota no clássico para o ABC, o clube busca se reestruturar e vê na competição regional, a oportunidade de dar a volta por cima. o Mecão é o vice-líder do campeonato potiguar e conta com elenco experiente com nomes como Cascata e Neto Potiguar.

Melhor Campanha - Campeão em 1998.

CRB - A equipe se reforçou e é candidata a zebra na competição. Na primeira fase, o Galo é um dos favoritos a avançar para as quartas. No estadual, a equipe vem vencendo, mas não convence, entretanto, a torcida aposta no elenco. O time comandado por Mazola Júnior perdeu a principal referência no ataque. Zé Carlos deixou o clube alagoano rumo ao futebol dos Emirados Árabes. Mas o Galo foi ao mercado e se reforçou com os atacantes Neto Baiano e Lúcio Maranhão. 

Melhor campanha - Vice-campeão em 1994.


Estanciano - A equipe sergipana é debutante na competição e quer surpreender. A diretoria foi ao mercado e trouxe peças do futebol maranhense. O time sergipano é o atual vice campeão estadual e quase conquista o acesso à Série C. O atacante Elias Pepeta é uma das armas para conseguir o feito. 

Melhor campanha - Estreia na competição.

Coruripe - O time alagoano deixou ASA e CSA para trás e ficou com a vaga na Lampions, O ponto forte do Hulk é a base mantida e os reforços pontuais como o zagueiro Fernando Belém. Em 2015, a equipe ficou na primeira fase.

Melhor campanha - 11° lugar em 2015.

GRUPO C 

Bahia - O Tricolor desponta como um dos principais favoritos ao título, pois manteve abriu os cofres e se reforçou para a competição. O time baiano, vice em 2015, aposta na versatilidade do técnico Doriva e nos gols de Hernane Brocador, além do compactação que o time já vem demostrando no estadual. 

Melhor campanha - Bi campeão em 2001 e 2002.

Santa Cruz - O Santinha vem embalado pelo acesso a Série A e vem forte na briga pelo título do Nordestão. Apesar de um começo de ano irregular, o Tricolor vem se acertando e aposta no faro de gol de Grafite para vencer a competição pela primeira vez.

Melhor campanha - 4° lugar em 2014.

Juazeirense - O clube baiano vem cheio de problemas para a temporada 2016. Apesar de impor dificuldades ao Bahia no estadual, a equipe não atuará em seus domínios, pois o estádio Adauto Moares sem condições de jogo, o Cancão e Fogo vai mandar seus duelos longe do torcedor. O time até tentou levar as partidas para Petrolina, divisa com Juazeiro, mas teve de optar pelo estádio Pedro Amorim, em Senhor do Bonfim. 

Melhor campanha - Estreia na competição.

Confiança - O time sergipano quase conseguiu o acesso para a Série B desse ano, mas bateu na trave ao ser eliminado pelo Londrina. Em 2016, a temporada começou cheia de dificuldade, mas aos poucos vai entrando no trilho. O ataque com Leandro Kível e Danilo Bala é a arma do Confiança para fazer bonito em 2016.

Melhor campanha - 6° lugar em 1976.

GRUPO D 

Sport - O Leão da Ilha é o principal favorito ao título, principalmente, após quase conseguir uma vaga na Libertadores via Brasileirão. O time pernambucano perdeu peças importantes tais como: André, Diego Souza e Marlone, mas se reforçou e promete chegar forte na busca do título. O treinador Falcão aposta na qualidade do chileno Mark González. 

Melhor campanha- Tri campeão em 1994, 2000 e 2014.
 
Fortaleza - O Leão do Pici vem batendo na trave quando o assunto é Nordestão e Série C. Em 2016, o Tricolor quer escrever uma história diferente e conquistar o Nordeste. O treinador Flávio Araújo aposta no seu forte meio campo com: Dudu Cearense, Correa, Everton e Daniel Sobralense. 

Melhor campanha - 3° lugar em 2013. 

River - O time piauiense vem cheirando a enxofre para conquistar esse título. O Galo foi vice-campeão da Série D e montou um time forte para surpreender na competição. Comandado por Zé Teodoro, a equipe aposta em Esquerdinha como esperança de ser a zebra da competição.

Melhor campanha - 10° lugar em 2015.

Botafogo/PB - O Belo vem se remontando nessa temporada. A equipe é líder do Paraibano e quer chegar longe na competição. O forte sistema defensivo e o faro de gol do atacante Jó Boy são as armas do time.

Melhor campanha - 4° lugar em 1976.

Grupo E 

Ceará - O atual campeão do Nordeste passou por várias mudanças após o título regional do ano passado. Com o elenco depenado, o Vozão penou para escapar do rebaixamento a Série C. Para 2016, o técnico Lisca aposta na defesa e no faro de gol de Bill e Rafael Costa. 

Melhor campanha - Campeão em 2015.

Sampaio Corrêa - O time maranhense vem de boas campanhas na Série B do Brasileiro e quer repetir no regional. A diretoria apostou no técnico Marcelo Chamusca e na manutenção da base da temporada passada, inclusive, o arisco Pimentinha tentará ajudar o Tubarão nessa caminhada. 

Melhor campanha - 14° lugar em 2015

Flamengo/PI - O rubro-negro piauiense quer ser a zebra da competição e para isso apostou no novato treinador e consagrado jogador, Athirson. Uma das apostas da equipe é a base da temporada passada com a contratação do zagueiro Léo.

Melhor campanha - Estreia na competição

Vitória da Conquista - Vai para a sua segunda participação no certame e quer se consolidar como uma força do futebol baiano. A equipe aposta na manutenção do elenco que vem a anos e no faro de gol do atacante Tatu, além da bola parada de Rafael Granja.

Melhor campanha - 14° lugar em 2014.

Curiosidades  

O maior campeão da competição é o Vitória, com 5 títulos.
O maior artilheiro é Magno Alves com 16 gols, atuando pelo Ceará.  
O artilheiro com mais gols em uma só edição é Sérgio Alves, em 2002, atuando pelo Bahia.
O Ceará possui a maior série invicta do torneio, 13 jogos sem derrota.

Médias de público   

Médias anuais gerais
  • 2013: 8.350
  • 2014: 7.602
  • 2015: 7.819
Melhores médias anuais
  • 2013: Ceará Ceará (23.541)
  • 2014: Ceará Ceará (20.283)
  • 2015: Ceará Ceará (24.282)


 
Comandado pelo técnico Zé Teodoro, a equipe tem no meia Esquerdinha uma das principais armas para fazer uma boa primeira fase.

Veja mais em: http://www.correio24horas.com.br/single-esporte/noticia/nordestao-2016-conheca-os-clubes-que-iniciam-a-disputa-pela-taca/?cHash=ac26c822afc8628d207e55357394dabf Correio da Bahia
Comandado pelo técnico Zé Teodoro, a equipe tem no meia Esquerdinha uma das principais armas para fazer uma boa primeira fase.

Veja mais em: http://www.correio24horas.com.br/single-esporte/noticia/nordestao-2016-conheca-os-clubes-que-iniciam-a-disputa-pela-taca/?cHash=ac26c822afc8628d207e55357394dabf Correio da Bahia
Comandado pelo técnico Zé Teodoro, a equipe tem no meia Esquerdinha uma das principais armas para fazer uma boa primeira fase.

Veja mais em: http://www.correio24horas.com.br/single-esporte/noticia/nordestao-2016-conheca-os-clubes-que-iniciam-a-disputa-pela-taca/?cHash=ac26c822afc8628d207e55357394dabf Correio da Bahia
 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

c