Blogroll

               

03 fevereiro 2016

Juventus x Portuguesa: O Derby dos imigrantes

O futebol é na essência a história particular que cada um tem com ele. Claro, as catarses de massa movem as energias mais aparentes do esporte. Grandes multidões, títulos, jogos épicos, monstros de dor e prazer, tudo isso é o que torna o jogo da bola tão popular. Mas tem a artesania, a história tecida em finas camadas imperceptíveis aos olhos de quem vê de longe."   Klaxonsbc

O clássico dos Imigrantes!



Portuguesa e Juventus fazem se enfrentam hoje pelo Campeonato Paulista da Série A2. O Clássico dos clubes "menos populares" da capital paulista, é um atrativo na quarta de futebol pelo Brasil. Na rodada de estréia, o Moleque Travesso venceu a Penapolense por 1x0. Já a Lusa não saiu do 0x0 diante do Barretos. 


São dois times tradicionais de São Paulo que fazem o tradicional Dérbi dos Imigrantes. Imigrantes ?! Sim! No começo da década passada, as duas colônias sempre foram maioria em São Paulo e ambos influenciaram muito na cultura, lìngua, costumes, religiosidade e tradição do povo paulista. A "briga" entre as torcidas vão .O duelo coloca frente a frente, Portugal e Itália, assim, a rivalidade entre lusos e italianos que era acirrada no século passado. 

Além de tradicionais, as duas equipes somam títulos importantes em suas histórias como da Série B do brasileiro, Juventus em 1983 e Portuguesa em 2011. No âmbito estadual, a Lusa tem três campeonatos paulistas da primeira divisão e o Moleque Travesso levou uma Copa Paulista. 

Os dois clubes tentam reviver seus momentos de glórias após períodos em suas histórias e alguns rebaixamentos marcantes. Os grenás passaram pela Série A3 do estadual até conseguir o acesso no ano passado, já o clube do Canindé foi rebaixado em 2015 para a A2. 

Confrontos

A última vez que Lusa x Juventus se enfrentaram foi em 2013, pela mesma A2, com vitória lusitana por 2 a 1 no Canindé, mesmo palco da partida de logo mais. A maior goleada do confronto é da Portuguesa, 7x1,  que ocorreu em 1948. O Juventus conseguiu um 4x0 em 1985. A última vitória do Moleque Travesso contra a Lusa no Canindé foi no já distante ano de 1958, o time grená venceu o jogo por 3 a 2.


Decisão no Dérbi 



Juventus e Portuguesa, apesar de ser um clássico tradicional, só disputaram um título na história. E foi no longínquo Torneio Relâmpago do Pacaembu. A competição servia como inauguração do tradicional estádio paulista em 1940. O Juventus vinha embalado por ter eliminado o Hespanha e o Santos, com isso, sapecou um sonoro 3 a 0 na Lusa. 

Naquele exato 05 de maio de 1940, Ferrari, Danilo e Neves fizeram a Javari comemorar em cima do seu rival marcando os três gols e fazendo do Moleque Travesso, o primeiro campeão do Pacaembu. 




Números do confronto

Total de Jogos: 117
Vitórias da Portuguesa: 63 
Vitórias da Juventus: 25
Empates: 29 

Gols da Portuguesa: 239
Gols da Juventus: 141 gols




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

c