Blogroll

               

06 maio 2016

Marquinhos Santos, o estrategista

                                                                     Marquinhos Santos vem se destacando no Fortaleza

Nós do Arena 303 temos atentado para bons trabalhos de treinadores pelo mundo, e não poderíamos deixar passar o grande trabalho feito por Marquinhos Santos no Fortaleza.

Marquinhos ao chegar no Fortaleza, uma equipe em crise, além dos 7 anos que atormentam a torcida, o time, antes treinado por Flávio Araújo não empolgava, a torcida protestou, pediu saída de jogadores e do próprio Flávio. A situação era bem complicada, mas nem nos melhores sonhos a torcida esperava a vinda de um profissional da inteligência e gabarito de Marquinhos. 


                                                                                                                                        Edimar, um dos resgatados de Marquinhos

Desde que chegou o time tem vivido uma maratona de jogos importantes, e até agora vem se portando muito bem.

Um dos feitos do treinador tricolor foi resgatar alguns jogadores que já vinham sendo bastante criticados pela torcida, Edimar foi um deles, o zagueiro no início da temporada foi muito vaiado após alguns erros cometidos, e quase deixou o clube, mas com a chegada de Marquinhos parece um novo jogador, assim como Dudu Cearense William Simões, até Jean Mota que era improvisado de lateral esquerdo e hoje se destaca como meio campista, na frente o atacante Anselmo que vive de bem com as redes. Falamos que as melhorias tem um dedo do treinador por que os próprios atletas citam isso, alguns dando uma grande porcentagem ao treinador por essa melhora do time.




Bem, mas você pode se perguntar o que de tático e prático o treinador trouxe ao time do Fortaleza, além de recuperar os atletas citados.

Marquinhos sempre deixa claro que cada jogo pede um esquema tático e até escalação diferente, para sermos pontuais podemos falar um pouco do jogo contra o Flamengo,pela Copa do Brasil. O time carioca que vinha de alguns dias sem jogar e apenas treinando, pegaria um Fortaleza vindo de jogos bem desgastantes fisicamente e poderia levar vantagem. Mas não foi o que vimos, Marquinhos normalmente utiliza Jean Mota e Everton revesando pela ponta esquerda e outro pelo meio, com Jean normalmente flutuando pelo meio, Juninho aberto na direita ajudando na marcação e fazendo o papel de atacante pelos lados do ataque, mas Marquinhos ontem surpreendeu mais uma vez e foi contra o prognóstico levantado pela imprensa, o treinador deixou Juninho no banco de reservas e colocou o volante Pio fazendo uma trinca de volantes com Juliano à frente da zaga, Pio ajudando Felipe pela direita e Dudu Cearense pela esquerda ajudando William Simões, as alas eram as jogadas que o Flamengo procurava e Marquinhos fechou bem com a formação e assim Jean Mota e Everton flutuavam pelo meio tentando confundir os volantes do Rubro negro, no jogo vimos o Flamengo com maior posse de bola, Fortaleza com um 4-5-1 bem alinhando antes da linha de meio campo, mas com a formação de Jean e Everton no meio e por essa trinca de volantes ser formada por jogadores que marcam, mas que tem qualidade com a bola nos pés, o Fortaleza sempre que retomava a bola levava perigo ao time do Flamengo. 



Outra coisa que chama atenção do técnico Marquinhos é que muitas vezes ele muda o jogo com suas substituições, o treinador não tem problema em mudar o time independente do tempo e resultado, e sempre visa uma melhoria muitas vezes ofensiva. Ontem no momento em que o Flamengo empatou, era nítido a melhor forma física do rubro negro, mas Marquinhos logo ao levar o gol tirou Jean Mota que não estava tão bem e colocou o atacante Juninho dando assim mais gás ao lado direito do time, e ele deu início a jogada do belo gol de Felipe, outro que cresceu de produção com a chegada do treinador. 

Marquinhos chama atenção pela forma do trabalho, um treinador que se mostra estudioso, sempre buscando melhorias para o seu trabalho e isso sempre será visto com bons olhos por nós do Arena 303 e tomara que isso possa crescer no futebol brasileiro.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

c