Blogroll

               

01 julho 2016

Itália x Alemanha: Camisa pesada, tradição e tabu

Em tempos de Copa América e Eurocopa, quando alguém fala a expressão, "camisa que entorta varal", três seleções, de imediato, nos vêm à cabeça: a do Brasil, única pentacampeã mundial, a da Itália e da Alemanha, as duas tetracampeãs. Partindo desse ponto, é fácil saber que quando alguma dessas equipes se enfrentam, o mundo do futebol paralisa para acompanhá-las, e é o que vai acontecer neste sábado, 02/07, quando Italianos e Alemães farão o jogo mais aguardado dessas quartas de final da Eurocopa.
As equipes vivem bons momentos na competição. A Alemanha se classificou em primeiro do grupo C com 2 vitórias e um empate, somando 7 pontos ganhos. Nas oitavas, sem muitas dificuldades, passou pela Eslováquia por 3x0. A Itália também passou em primeiro, mas com 2 vitórias e 1 derrota, e nas oitavas teve que encarar nada mais, nada menos, que a atual bicampeã europeia, a Espanha, e que conseguiu uma importante e, até certo ponto, surpreendente vitória por 2x0.

No histórico do confronto pela UEFA EURO, a Itália nunca perdeu para a Alemanha. Foram três confrontos, com dois empates, de 1x1 em 1988 e 0x0 em 1996 e uma vitória por 2x1 na última edição do torneio, em 2012, pela semifinal. Fazendo um levantamento pelos confrontos de COPA DO MUNDO, a freguesia alemã é ainda maior. Ao todo, 5 jogos, com 3 vitórias italianas e dois empates. O jogo mais importante entre as duas seleções foi na final do mundial de 1982 realizado na Espanha, quando a Azzurra ganhou por 3x1 e conquistou o tricampeonato.

O último confronto entre as equipes pela Copa do Mundo foi em 2006, quando a Alemanha, sede do torneio, foi eliminada na semifinal por 2x0 pela Itália, que se consagraria naquele mundial, tetracampeã. Em resumo, os alemães nunca venceram os italianos em jogos oficiais e terão, amanhã, a chance de quebrar essa escrita.

E aí, será que a calculista seleção italiana continuará firme em busca do bicampeonato europeu ou a temida atual campeã mundial Alemanha será capaz de quebrar esse tabu e seguir firme rumo ao tetra do velho continente? O certo é que amanhã nós teremos muito mais do que uma partida, teremos OITO títulos de Copa do Mundo, um privilégio para os amantes do futebol.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

c