Blogroll

               

24 março 2017

A história da Copa Libertadores


Copa Libertadores da América é o maior desejo entre os grandes clubes do nosso continente. La Copa é cobiçada e disputada palmo a palmo dentro das canchas sul americanas, a competição é recheada de grandes causos e histórias, tem pra todos os gostos, você acompanha a partir de agora a saga do torneio, desde de sua fundação até os dias atuais.

Para compreender melhor a disposição atual da competição é preciso voltar um pouco no tempo para entender como se deu início a formação e junção das confederações sul americanas. 

Tudo começou em 1900 quando Francisco Buteller, então presidente da Associação de Futebol Argentino a AFA, criou a Copa de la Competencia, um torneio onde só poderiam jogar equipes de Buenos AiresRosário e Montevidéu. Em 1930, aFederação Chilena funda a Copa dos Campeões da América, um torneio que unia argentinos, uruguaios, chilenos e brasileiros. Aos poucos os clubes iam se juntando e formando uma competição mais consistente. Foi então que a Confederação Sul americana de Futebol organizou uma reunião para formalizar a criação da Copa dos Campeões, que em poucos anos se transformaria em Copa Libertadores da América

Os primeiros grandes campeões

Peñarol foi o primeiro time a ter o gosto de levantar a maior taça do continente. OsCarboneros venceram o Olímpia na final, em 1960 e sagraram-se campeões. Os uruguaios repetiram a façanha no ano seguinte e conquistaram o Bicampeonato. O tricampeonato só não veio em 1962 por conta do Santos de Pelé, os brasileiros venceram os rivais na final e levantaram o primeira taça pro Brasil. No ano seguinte veio o Bicampeonato, dessa vez o adversário era o Boca Juniors, que aquela altura já tinha fama de 'casca grossa' no continente, porém não foram páreos para o 'time da vila', que acabou derrotando os argentinos na final e levando a taça mais uma vez para o Brasil. A hegemonia Santos/Peñarol na Copa, foi quebrada pelo Independiente. O clube argentino que acabou se consagrando com maior vencedor da competição até os dias atuais.


Rei de Copas

Vencer uma Libertadores nunca foi tarefa fácil, imagina só erguer o troféu em sete oportunidades, pois é, o Independiente é o maior vencedor do torneio. O clube argentino comemorou a conquista a partir de 1964, depois disso venceu em 65/72/73/74/75 e 1984, a equipe nunca perdeu uma só final de libertadores, sempre que chegou, levou a taça para Avellaneda.


O primeiro Tricampeão 

Estudiantes de La Plata, mais conhecidos como los pincharratas foram os primeiros a conquistar a Libertadores em três ocasiões consecutivas. Os argentinos soltaram o grito de campeão a primeira vez em 1968, depois disso repetiram a dose e 1969 e 1970, após essas conquistas só voltaram a ser campeões em 2009.


O primeiro campeão "fora do eixo"

Em 1979, o Olímpia do Paraguai quebrou a supremacia de brasileiros, uruguaios e argentinos na competição, e conquistou o primeiro seu primeiro título na história. Os paraguaios também carregamento uma curiosa marca, é o único clube a chegar em finais em todas as décadas: 1960/70/80/90/00/10. 


Os maiores derrotados

América de Cali carrega uma marca negativa no torneio, é o único clube a ser tri-vice campeão na competição. Os colombianos acabaram derrotados em 1985 contra o Argentinos Juniors em 1986 contra o River Plate e em 1987 contra o Peñarol. Os uruguaios do Peñarol são os maiores derrotados do torneio com 5 vices-campeonatos em 1962/65/70/83 e 2011.

O grande campeão do Século 21

Os primeiros títulos do Boca Juniors na competição vieram em 1977/78, depois disso o clube viveu uma seca de Copas que só teve fim na era Riquelme e Bianchi, o camisa 10 foi responsável pela conquistas em campo e o 'bruxo' comandava tudo do banco de reservas. Os títulos de 2000/01/03 e 07 comprovam isso. Bianchi é o técnico que mais vezes venceu a Copa.


Grandes que também venceram na competição

Alguns gigantes do continente também já tiveram a honra de levantar a Libertadores:Flamengo(1), Vasco(1), River Plate(3), São Paulo(3), Palmeiras(1),Corinthians(1), San Lorenzo(1), Cruzeiro(2), Internacional(2),Grêmio(2) Nacional(3) são alguns exemplos.


Curiosidades

- O maior artilheiro da libertadores é o atacante equatoriano Alberto Spencer com 54 gols 
- Em 1971, durante um jogo entre Boca Juniors e Sporting Cristal, o árbitro expulsou 19 dos 22 jogadores da partida após uma batalha campal.
- Maradona e Sócrates nunca jogaram uma partida de Libertadores, os dois craques não tiveram o prazer de entrar em uma cancha pela maior competição do continente.


Desde sua criação o torneio já demonstrava que seria governado por Argentinos, Brasileiros e Uruguaios, não à toa os três países juntos somam 25 campeões em toda sua história.
A Libertadores demonstra que para vencê-la é preciso sofrê-la e amá-la.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

c